A Qualidade de um Dispositivo de Proteção Contra Surtos

Dentro de um critério objetivo, a qualidade de um dispositivo de proteção contra surtos dependerá da sua certificação por um organismo confiável, através da utilização das normas ABNT/IEC ou apenas IEC da série 61643¹. Esta série de normas se refere ao Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) em si, sendo normas de produto, enquanto documentos como a ABNT NBR 5419:2015 e ABNT NBR 5410:204/2008 são normas de instalação.

Normas de instalação basicamente indicam que produtos devem ser utilizados para determinados objetivos já as Normas de produto dizem como estes produtos devem ser projetados, construídos e ensaiados, para que posteriormente sejam certificados, garantindo assim a sua eficácia.

Se um fabricante informa que seu DPS atende determinas normas de instalação, isto significa apenas que ele foi fabricado para ser um DPS. Caso ele indique que seu protetor foi testado segundo determinada norma de produto, isto significa que este fabricante testou seu DPS baseado nesta norma. Mas se um fabricante lhe apresenta uma certificação de acordo com a norma ABNT IEC, ou IEC, 61643, seu DPS de fato foi submetido a uma série de ensaios conforme protocolos internacionais de certificação de protetores contra surtos, evitando assim qualquer critério subjetivo de qualidade.

 

1) ABNT NBR IEC 61643-1:2007 (Idêntica a : IEC 61643-1:2005)
Data de Publicação : 26/11/2007
Válida a partir de : 26/12/2007

Título: Dispositivos de proteção contra surtos em baixa tensão Parte 1: Dispositivos de proteção conectados a sistemas de distribuição de energia de baixa tensão – Requisitos de desempenho e métodos de ensaio
Título Idioma Sec.: Low-voltage surge protective devices Part 1: Surge Protective Devices Connected to Low-voltage Power Distribution Systems – Requirements and Test Comitê : ABNT/CB-003 Eletricidade

Status : Em Vigor
Idioma : Português
Organismo : ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas
Preço (R$) : 220,50

Objetivo : Esta parte do ABNT NBR IEC 61643 é aplicável aos dispositivos para proteção de surto contra efeitos diretos e indiretos de descargas atmosféricas ou outras sobretensões transitórias. Estes dispositivos são montados para serem conectados a circuitos de 50/60 Hz c.a. ou c.c, e equipamentos de tensão nominal eficaz (r.m.s) até 1 000 V ou 1 500 V c.c. As características de desempenho, os métodos de ensaios e as características nominais são estabelecidos para estes dispositivos que contêm pelo menos um componente não linear destinado para limitar surtos de tensão e desviar surtos de corrente.

Escrito por: Equipe Blog Protetores de Surto.